A importância do Papel do Bibliotecário na Avaliação do MEC




Agradecemos a Professora Jacqueline Sousa -DECIN e a Bibliotecária Magnólia Andrade - Diretora da BCZM, pelo curso ministrado em 20/09/2013: a Importância do Papel do Bibliotecário na Avaliação do MEC, o curso não é oferecido  Natal por nenhuma instituição, atualmente a demanda do mercado de trabalho local, com o forte crescimentos das faculdades e universidades particulares, torna essencial essa visão por parte dos futuros bibliotecários que irão atuar nesse mercado. 

em 30/09/2013
  


















Inscrições abertas até o dia 17 de setembro. Primeira turma promocional.


OBJETIVOS DO CURSO

Apresentar o cenário, oportunidades e desafios relacionados a cultura digital emergente e capacitar pesquisadores e profissionais a utilizar soluções web para apoio à aprendizagem, pesquisa e desenvolvimento de novos projetos.
 
PERÍODO

O curso será ministrado de 18 de Setembro a 17 de Outubro, com quatro módulos semanais, na plataforma de Educação à Distância da ExtraLibris, com uma carga horária de 40 horas.
 
MÓDULOS ABORDADOS

1 Cenário: A Cultura Digital Emergente, Tendências e Oportunidades
Nesta unidade trabalharemos a mídia social e o seu impacto na economia, dando ênfase aos conceitos de comunidades e redes sociais, criatividade e inovação, sistemas colaborativos, experiência dos usuários, computação em nuvem e outros temas emergentes.
Tópicos: Da Economia Industrial a Economia da Experiência, Sistemas Adaptativos Complexos, Organizações e Carreira 2.0.

2 Identidade: Auto-Gestão e Colaboração Informacional
Nesta unidade, a questão da identidade, reputação e colaboração em ambientes web. Com ênfase na utilização de sistemas colaborativos para gerenciamento da informação pessoal e colaboração. Requisitos para aprendizagem em rede e participação em equipes, comunidades e desenvolvimento de projetos de forma colaborativa.
Tópicos: Dimensões da Aprendizagem, Gerenciamento das Informações Pessoais, Produção de Conteúdo Colaborativamente, Desenvolvendo Boas Apresentações

3 Sistemas Colaborativos: Comunidades e Redes na Web 2.0
Nesta unidade trabalharemos os conceitos de softwares sociais, bem como suas aplicações no desenvolvimento de serviços de informação para suporte aos processos de aprendizagem, comunicação e desenvolvimento de projetos, em redes sociais e comunidades.
Tópicos: Comunidades e Redes Sociais, Blogs, Wikis, Social Bookmarks, Microblogs, Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo.

4 Empreendedorismo: Desenvolvendo Serviços de Informação e Assessoria Informacional
Nesta unidade, a apresentação de um modelo para identificação de problemas informacionais, prototipação e desenvolvimento de serviços de informação centrado nos usuários e na formação de comunidaes e redes colaborativas.
Tópicos: Liderança e Gestão de Comunidades, Mediação e Desintermediação Informacional, Verticalização e Horizontalização Informacional, Incubação de Projetos Web.

PROFESSORES

Fabiano Caruso – Empreendedor, autodidata e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua com projetos relacionados a web desde 1998 e desde 2004 desenvolve Projetos Digitais utilizando Sistemas Colaborativos da Web 2.0 para apoio a Projetos de Inovação Tecnológica. Atuou nas Diretorias de Inovação da Fundação CERTI e do Inmetro. Idealizou da Extralibris e está iniciando uma Startup de para implementação de Núcleos de Inteligência Social nas organizações, para apoio a processos relacionados a Inovação em Gestão, Aprendizagem Organizacional e Desenvolvimento de Projetos: Personates.

Airtiane Rufino - Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Hipertexto e Gêneros Digitais – HIPERGED, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Atualmente está vinculada ao Projeto Portal do Professor e Banco Internacional de Objetos Educacionais do Laboratório de Pesquisas Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Em 2009 foi Bolsista de Iniciação à Docência da Unidade Curricular de Pesquisa, do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. Em 2008 foi Bolsista de Iniciação à Docência da Unidade Curricular de Tecnologia da Informação, no mesmo departamento. Atua principalmente nos seguintes temas: folksonomia, ferramentas colaborativas, web 2.0, redes sociais, tecnologias da informação, hipertexto, cultura e biblioteconomia.

COMO FAZER A SUA INSCRIÇÃO

O curso Informação 2.0 está com um desconto de 50% para a primeira turma: R$150.
Para fazer sua inscrição, basta realizar um depósito na conta do Banco do Brasil:
Fabiano Caruso / Agência: 1453-2 / Conta Corrente: 15293-5
Enviar um email para caruso@extralibris.org com as informações abaixo:
Seu nome e sobrenome, cidade e aviso de depósito.
Quaisquer dúvidas, basta entrar em contato pelo mesmo email.

Fonte: ExtraLibris

Comentários