A PROFISSÃO DO BIBLIOTECÁRIO AOS DIAS ATUAIS


Ao longo dos anos as atribuições, e o perfil do bibliotecário têm mudado, para atender as demandas dos usuários cada vez mais exigentes, e acervos especializados, que exigem conhecimentos mais abrangentes, nas diversas áreas do conhecimento humano de acordo com o Guia... (2012):
 A função do Bibliotecário, é usar técnicas e estratégias para organizar, classificar, catalogar e definir quais obras serão compradas para a atualização dos acervos. O profissional de biblioteconomia, pode ser bem definido como sendo um profissional que faz a ponte entre o conhecimento armazenado nas mais diferentes tipos de mídia: livros, DVDs, CDs, revistas, etc… e a sociedade que precisa e quer consumir este conhecimento.
Na academia nos dias atuais cada vez mais é consenso o fato de que, o oficio do bibliotecário transcende o suporte livro, mas ainda ligado de forma direta ou não a ele, com a modernização dos acervos e a incorporação de diferentes formas de armazenamento do conhecimento, o bibliotecário tem que acompanhar estas transformações, para atender as novas demandas de o seu fazer profissional, segundo o Guia... (2012): “O profissional de Biblioteconomia também é o responsável por implementar, organizar, fazer cadastros e manter sistemas de informação (programas) sobre o acervo e controlar assim os empréstimos e a entrada e saída de material”.  
Dentre os novos campos de trabalho do bibliotecário podemos destacar, a sua atuação como Arquiteto da Informação, uma área ainda pouco explorada no Brasil, mas que segue em expansão, pois com a evolução da internet e sua fase 2.0, se faz necessária à produção diferenciada de conteúdo, e também da organização do mesmo na rede (TEIXEIRA; CONSTANTINO; MELO, 2012).
A atuação do bibliotecário como Arquiteto da Informação, não está restrita, a elaboração e organização de conteúdo em páginas de redes sociais, blogs e sites variados, pois além de atuar nas chamadas redes sociais, o A.I. também, podem atuar nas chamadas mídias locativas, que são ferramentas utilizadas para se produzir informações sobre locais, baseada na “geolocalização”.
Diversificada, é assim que podemos classificar a atuação do bibliotecário atualmente, este mesmo profissional, que deve estar sempre atento às transformações, de uma área de trabalho, que acompanha as inovações tecnológicas, e esta em constante modernização, se adaptando aos novos suportes e mídias, estando preparado para atuar onde, e como se apresentar, as demandas do seu usuário e do acervo, deixando a função de mero guardião das informações, para exercer uma função de recuperador, e também produtor de novos conhecimentos. 

Comentários

Anônimo disse…
gostaria de saber as referências utilizadas no texto.