E quando chega ao fim?




Maribel Silva Monteiro Dias


Muitos estudantes, ou todos, ingressam em um curso superior já pensando em como será quando ele acabar, de início são apenas pensamentos, devaneios e desejos de trabalhos instigantes, fazer o que gosta, ser recompensado por tantos anos de estudo. Mas e quando o curso está realmente chegando ao fim? Quando acaba essa zona de conforto de apenas estudar muitos, principalmente aqueles que foram direto do ensino médio para o ensino superior, que nunca trabalharam, ou que pararam de trabalhar para estudar, se perguntam o que irão fazer agora. E no curso de graduação em Biblioteconomia não é diferente, estar no último período é um alívio, porém acaba despertando essas angústias nos futuros próximos Bibliotecários. O que fazer? Onde procurar emprego? Será que há mercado suficiente? O pior de tudo é ter que se preocupar com isso e elaborar o TCC.
Chegar ao tão sonhado, ou odiado, TCC gera expectativas, medos que antes não se tinha. Nos corredores se houve as conversas sobre os temas, orientadores, então alguém surge com a maldita indagação- E depois o que vocês vão fazer? - de repente surge um silêncio de tremer as pernas, e o primeiro corajoso responde- Não faço ideia, provavelmente irei procurar um emprego- e então muda-se de assunto para não perder a amizade, mas todos se fazem essa mesma pergunta durante meses, e quanto mais o tempo passa, mais parece que há menos tempo, sabe-se lá para quê, afinal não se decidiu ainda o que fazer. Então uma decisão é tomada- tenho que arrumar um emprego! mas onde? - a primeira coisa a fazer é o que bibliotecários sabem bem, pesquisar. Durante o curso são apresentadas variadas possibilidades de trabalho para tentar, diferentes bibliotecas, empresas. Mas... vamos falar a verdade, se procura logo um concurso para fazer, ter a estabilidade de ser concursado, o que não é garantia de nada, pensem.
Apesar de tudo deve-se manter a calma, focar e fazer uma coisa de cada vez. Primeiro as pesquisas para construção da monografia, as anotações para o relatório de estágio, as reuniões para orientação, então, depois do trabalho findo, se pode pensar no que fazer depois da aprovação. Pode parecer mentira, mas o Trabalho de Conclusão de Curso, toda a pesquisa, o estudo e esforço ajudam nesta decisão, é só apenas acreditar no seu potencial, estudar e fazer um bom trabalho.

Para descontrair...


Cordel do formando em biblio
E quando chega ao fim?
Bate logo aquela dúvida
Mas o que vai ser de mim?
Vou logo cedo na labuta
Seu Ranganathan me ajuda
a arrumar um trabalhim.
Depois bate o desespero
TCC, estágio e pesquisa
É conteúdo o dia inteiro
Escreve logo e normaliza
Na ABNT que simpatiza
Em deixar tudo no modelo.

No estágio é aquele rebuliço
Quando esquece como faz
Faço isso ou faço aquilo?
Desisto não quero mais
Então vem aquele anjo
O coordenador que chega e diz
Não foi esse nosso plano
Não baixe agora o seu nariz.

O coordenador só quer ajudar
Seja de TCC ou de estágio,
Pra tu logo terminar
Daqui a pouco ser formado
E a eles se juntar
Trabalhando lado a lado
Para informação compartilhar.

Não se apoquente estudante
Siga o plano e a pesquisa
Não pare, vá adiante
Veja em volta o montante
De profissional que agiliza
Teu processo de estudante.

Faça seu trabalho na paz
Se precisar peça ajuda
Diz o ditado: quem quer corre atrás
Estuda, observa e matuta
O valor da tua luta
E a recompensa que te traz.

Vou ficando por aqui, não desejando boa sorte
Isso é pra quem não estuda
Pra estudante é boa prova, bom trabalho ou seja forte
Estudante é quem luta
Escreve, lê e escuta
E não passou na nota de corte

Só por conta dessa sorte...

Comentários