I Encontro de Bibliotecas Públicas do RN: impressões sobre o evento

Ligya Marcelle Souza Lins


Olá, Pessoal! No final de agosto (29/08/2018 e 30/08/2018) tivemos a oportunidade de participar do I Encontro de Bibliotecas Públicas do RN, dentro das comemorações do Agosto de Cascudo. Esse evento que consistia em apresentar discussões a respeito de bibliotecas, livro e leitura no Estado, reuniu bibliotecários, alunos do curso de Biblioteconomia da UFRN, representantes das secretarias de educação e de cultura municipais, entre outros admiradores da temática.


O evento iniciou com a formação da mesa diretiva, a partir da esquerda respectivamente, composta por: Márcio Rodrigues Farias, Bibliotecário responsável pela Biblioteca Pública Estadual Câmara Cascudo; Ilca Bandeira, Bibliotecária membro da ONG Recode e representante da sociedade civil na elaboração do PMLLB - Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca do Rio de Janeiro; Mônica Maria Guimarães, Secretária Adjunta da Secretaria da Educação e da Cultura do Estado - SEEC; Amaury Júnior, Diretor Geral da Fundação José Augusto; Renata Costa, Secretária-Executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e Consultora da área de livro e leitura na ONG Recode; João Maria de Lima, Diretor Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN - FapeRN.


Em meio a discursos pomposos entoados por representantes do Estado do RN de maneira enfática e duvidosa, podemos destacar palestras enriquecedoras como a da convidada Aline Nascimento, bibliotecária e coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Maranhão, em que foi apresentado a verdadeira revolução pela qual o estado do Maranhão está passando, investindo em bibliotecas e leitura com números invejáveis e qualidade ainda não conhecida pelo RN.


Ainda no evento outro momento instigante foi a apresentação da bibliotecária Ilca Bandeira, em que foi mostrado o projeto Conecta Biblioteca realizado pela ONG Recode, em que visa promover o apoio e formação continuada a profissionais de bibliotecas, estimulando-os a aprofundarem sua atuação como agentes de transformação, contribuindo também com o fortalecimento e a sustentabilidade da rede nacional de bibliotecas. 


Finalizando a programação do dia 29/08, durante a tarde ocorreu a Oficina de construção de planos municipais de livro, leitura e bibliotecas, igualmente estimulante, esse momento foi liderado por Ilca Bandeira juntamente com Renata Costa, de modo dinâmico e esclarecedor foi mostrado as etapas pela qual tais planos passam.


No dia 30/08 realizou-se uma visita programada pela Biblioteca Pública Estadual Câmara Cascudo, em que foi possível ver as reformas e revitalizações feitas no prédio. Contudo não deixou de ser um momento desanimador, tendo em vista que a biblioteca por completa ainda precisa ser mobiliada e suas estantes, ainda não dispostas, serem alimentadas de um acervo riquíssimo que sofreu com o descaso dos governantes, que audaciosamente contabilizaram apenas 6 anos do fechamento da unidade, mas ao que sabemos foi muito mais.
Numa visão geral, podemos destacar que o evento trouxe pontos ainda não conhecidos da grande massa de participantes e que foram edificantes para os mesmos, como por exemplo: a construção de um Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca, a atuação da ONG Recode com o projeto Conecta Biblioteca e a revolução dos faróis do saber maranhenses.
Porém, nem tudo são flores, os discursos acalorados de que “fizermos isso”, “vamos fazer aquilo”, em pleno ano e período eleitoral mostrou o descaso pelo qual nosso estado enfrenta quando se trata da discussão sobre bibliotecas, leitura e cultura, até mesmo pelos coordenadores do evento não se sensibilizarem para com a memória institucional da Biblioteca Pública Câmara Cascudo, em que o evento intitula-se “I Encontro de Bibliotecas Públicas do RN”, porém em uma conversa breve com a bibliotecária ex-diretora da instituição, Ana Cristina Tinôco, atualmente bibliotecária do setor de referência na BCZM, fui informada que durante seu pleno funcionamento a Biblioteca Pública abrigou no mínimo 3 eventos com a mesma finalidade. Outro fator que incomodou os presentes durante o evento foi a pouca adesão de profissionais bibliotecários e/ou a pouca duração das visitas dos mesmos, passando assim uma imagem de desinteresse para com a atual situação das bibliotecas no Estado.
Há um grande caminho a ser percorrido para a conquista de bibliotecas de qualidade no RN, a presença do bibliotecário em meio essa batalha, lutando pelo reconhecimento de sua profissão e pelas bibliotecas, é essencial para vitórias futuras! Lutemos pela classe biblioteconômica!

Comentários